Sobre Nós

 

INTRODUÇÃO

 

O Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla, com este nome e na forma atual de seus trabalhos, iniciou suas atividades em 23 de março de 2011, ocasião de sua fundação; contudo, sua origem vem da época das “tarefas de cura”, iniciadas em 1988 no CEDDRE – Centro Espírita Kardecista, em Santo André – SP, lá permanecendo por 20 anos.

 

Em Novembro de 1990, paralelamente às atividades no CEDDRE, as tarefas também foram implantadas no Grupo Espírita de Estudos “A Caminho da Luz”, de Ribeirão Pires – SP.  E, posteriormente, em 2007, no Centro Espírita “Allan Kardec”, em Mauá – SP.

Até Maio de 2011 contava com a bondade destas duas Casas Irmãs para realizar suas atividades; mas agora possui sua sede, inaugurada oficialmente em 13 de agosto de 2011, no “Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla. Uma Instituição Espírita que realizou sua primeira Reunião de Cura Espiritual em 11 de maio de 2011.

 

PRONTO SOCORRO ESPIRITUAL IRMÃ SCHEILLA (Médium Edson Barbosa de Souza)

O formato atual dos trabalhos de cura e cirurgia espiritual segue as diretrizes do Espírito de Dr. Stefani Oswald (pseudônimo do Dr. Arthur Neiva), visando à transformação das originais Tarefas de Cura em um Pronto Socorro Espiritual.

Nossa Mentora Espiritual é a Irmã Scheilla. A coordenação está a cargo do nosso Irmão Espiritual Dr. Stefani Oswald (Dr. Arthur Neiva); e, seu médium responsável é o Sr. Edson Barbosa Souza.

Sem fins lucrativos, nada cobra pela ajuda e tratamentos. Seu objetivo principal é o exercício da caridade, de acordo com os ensinamentos de Jesus, nosso Mestre e Modelo.

A finalidade maior de nossas reuniões é o de nos aproximarmos do próximo; procurando utilizar e sintetizar o que nosso Senhor Jesus Cristo nos transmitiu no Sermão da Montanha.

Visando auxiliar a todos os nossos irmãos doentes, independente de credo e raça, procura prestar serviços de tratamento médico-espiritual, através de seu pronto socorro espiritual.

Com a participação coletiva de tarefeiros de boa fé e de desprendimento, congrega todo aquele que se condói com os problemas e as necessidades do seu semelhante.

RECANTO DE LUZ – PRONTO SOCORRO ESPIRITUAL IRMÃ SCHEILLA

 

Instalações originais em 2011 (época de sua inauguração)

Histórico da Entidade

As diretrizes, para abertura do Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla, foram recebidas em reunião mediúnica, na noite de 23 de março de 2011, por intermédio do médium Edson Barbosa de Souza, e através da manifestação do nosso Benfeitor e Orientador, o Espírito de Dr. Arthur Neiva. Esta reunião, convocada pelo próprio Dr. Arthur Neiva, foi realizada na residência de Da Rosa Cerutti Dionisi, à Rua Itália, 34, na cidade de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo. Após uma prece de abertura, como deveria acontecer sempre no início de qualquer atividade que envolva comunicação mediúnica, recebemos as suas diretrizes e recomendações. As mesmas nortearam todos os passos que foram dados a partir daquela noite, tão importante para nós; no dia em que recebemos “um presente de Deus”; (expressão usada pelo nosso benfeitor espiritual, durante a reunião, quando nos convidou para o trabalho). Comunicação do Dr. Arthur Neiva – Reunião de fundação da Instituição (23.03.2011) Após nos cumprimentar, afável como sempre, o Espírito de Dr. Arthur Neiva pediu que cada um, presente na reunião, desse seu nome completo, embora deixando claro que conhecia a todos. É o que se segue:
  1. Edson Barbosa de Souza
  2. Waldir Redondo
  3. Daiana Kelly Batista Nascimento
  4. Elizabeth Izabel Lemos da Silva
  5. Amauri Milton Machado
  6. Nicola Dionisi Junior
  7. Nadir Penha Nunes dos Santos
  8. Rosa Cerutti Dionisi
  9. Maria Aparecida Simão de Souza
  10. Fabio Alessio Romano Dionisi
Em seguida, nosso mentor explicou que acontecera, recentemente, uma reunião com o Conselho Espiritual, do qual ele faz parte, na cidade espiritual de Alvorada Nova 5, e que as pessoas encarnadas, convidadas para esta reunião, foram escolhidas para serem diretores e diretoras de uma obra que iria iniciar. Contudo, deixou claro que teríamos o direito de dizer não; isto é, de não aceitarmos o convite. Continuando, pontuou que a tarefa seria mais ampla do que a desenvolvida pelo Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla, nos centros Espíritas: A Caminho da Luz, em Ribeirão Pires, e no Allan Kardec, em Mauá. Também esclareceu que já é de algum tempo que estava prevista. Ao perguntar-nos se aceitávamos a tarefa, todos responderem, por unanimidade, que sim. Então, disse-nos: “Recebam todos vocês como presente de Deus. Eu vou repetir: recebam todos vocês como um presente de Deus. Isso traz responsabilidades, disciplina. Sejam o que vocês são; não fazemos, não críamos, não outorgamos a ninguém o título de ‘santos’.” Logo após, o Mentor relembrou uma mensagem passada num sábado, numa reunião de cura, ocorrida no Grupo Espírita de Estudos A Caminho da Luz: ‘Rico não é aquele que tem mais posses, e sim aquele que menos necessita delas’. Em seguida, algumas regras foram estabelecidas para esta nova associação. E, para não perdermos seu raciocínio e desejo, transcreveremos, abaixo, as suas palavras, da forma como foram pronunciadas:
  • Os membros desta associação não podem participar de outras agremiações, com cargos eletivos; salvo aprovado em Conselho;
  • No que tange a estudo e divulgação do Evangelho, temos que tomar cuidado para não criar “Papas”. Algumas Casas têm Diretores de Doutrina. Kardec não deixou este tipo de diretoria. Não podemos achar que sabemos tudo, o que é impossível e significa querermos nos igualar a Jesus! (Não teremos Diretor de Ensino/Doutrina);
  • Não deve existir ato de superioridade entre os membros; ninguém é mais do que ninguém. Na tarefa coletiva não existe o superior;
  • Criar Coordenadorias de ensino, etc. (no modo operante de Responsáveis por Tarefas, como já temos no Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla);
  • Não criar Diretores Espirituais. O maior destaque é sempre para este tipo de Diretores; por isso não os teremos;
  • O nome da instituição será: “Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla” (o nome foi definido no Conselho Espiritual, mencionado anteriormente);
  • Devemos sempre dar oportunidade ao “pobre” para dirigir também na Instituição;
  • Ao criar uma associação, como esta, devemos sempre “dividir” para somar…
  • As funções serão deliberadas pelos encarnados;
  • Não é para parar com a divulgação. Ela é muito importante para nossas atividades;
  • O Presidente, ao fim de seu mandato [não reeleito], passará automática e permanentemente ao Conselho Superior (Conselho Deliberativo). Não podemos perder a experiência de quem passou pela função; principalmente dos mais velhos;
  • A Instituição não deverá ter um caráter de “família”; isto é, não deve parecer como sendo “propriedade” de uma família.
Em seguida, nosso orientador reiterou o convite que o seu amigo, o Espírito Dr. Xavier houvera feito, há cerca de 15 anos, ao Dr. Amauri Milton Machado. Sábio, como sempre, e profundo conhecedor da alma humana, aproveitou também para nos dar alguns conselhos de como proceder. Novamente, nas suas palavras:
  • Não usem da crítica em momento algum; ao contrário, agradeçam ao invés de criticar;
  • Ninguém está dividindo nada; estaremos somando;
  • O dia que faltar o Nosso Senhor Jesus Cristo, vocês terão que cerrar as portas. Tudo deve ser feito com o Evangelho no seu início; sempre abrir toda a reunião com o Evangelho; mesmo que esteja só o Médium.
Quanto às atividades:
  • Não vamos parar as atividades nos dois Centros atuais;
  • Quanto à nova Instituição, no futuro, pessoas poderão vir e ficar alojadas; mas, para a cura espiritual; contudo, vai haver envolvimento de médicos, enfermeiros, etc.;
  • É claro que não vamos alojar pessoas pacientes de alto risco; por exemplo, que estejam fazendo radioterapia, com alta diabete (como é o caso de índices como 800), etc.; isto é, pessoas com enfermidades de gravidade;
  • Teremos também farmoquímica (farmácia de manipulação); para dar renda e também para doar aos que não podem pagar;
  • É ilusão acharmos que não necessitamos do “vil metal” para realizar a obra (mas, tudo tem que ser feito adequadamente, para não gerar problemas para a Instituição e a sua obra);
  • “Não tentar é o mesmo que não fazer…”.
Em continuidade, ele aproveitou para esclarecer quanto à localização da nossa Instituição: “Este processo, de ter um local, já passa de um ano. Lá atrás, chegou-se a falar de aluguel; isto é, alugar um local, etc.” Em seguida, o mentor narrou sobre a dinâmica que a família Dionisi passou para chegar à decisão, por consenso, de que a chácara, na Rua Áustria, 57, seria “alugada” pela instituição, em regime de “comodato”, por cinco anos, sem nenhum custo para o Recanto de Luz – Irmã Scheilla; e que, outra chácara da família, no bairro de Ouro Fino, na Rua Ilhéus, No. 0, Ribeirão Pires, seria disponibilizada, pela família Dionisi, para a Instituição. Neste último local seria construído o “Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla”. Reiteradas vezes, o Espírito de Dr. Arthur Neiva comentou que a Espiritualidade, e ele próprio, deixaram que a família decidisse sem interferir. Era importante o consenso, era importante respeitar a vontade de cada um; tudo isso para evitar problemas lá na frente, tanto no seio da família, quanto para a Instituição. Na reunião também foi eleita, por unanimidade, a primeira diretoria da associação; constituída assim:
  • Presidente: Fabio Alessio Romano Dionisi
  • Vice-Presidente: Dr. Amauri Milton Machado
  • 1º Secretário: Elizabeth Izabel Lemos da Silva
  • 2º Secretário: Daiana Kelly Batista Nascimento
  • Tesoureiro: Marilene Aparecida Nomes Munhoz
  • Diretor de Divulgação: Nicola Dionisi Junior
  • Diretor de Patrimônio: Waldir Redondo
  • Diretor Social: Nadir Penha Nunes dos Santos
Em sequência, o presidente eleito propôs que fossem homenageados, com títulos honoríficos vitalícios, os seguintes senhores:
  • Presidente Fundador Honorário: Edson Barbosa de Souza
  • Diretora Fundadora Honorária Social: Rosa Cerutti Dionisi
  • Diretora Fundadora Honorária Geral: Maria Aparecida Simão de Souza
A proposta de homenagem, aos três irmãos, foi também aprovada por unanimidade. Após umas últimas palavras, o nosso benfeitor espiritual, o Espírito de Dr. Arthur Neiva, encerrou a comunicação psicofônica, despedindo-se de todos, com sua característica osculação na mão direita dos presentes. E nós, encarnados, demos por terminada a reunião com uma prece de agradecimento ao Criador.

Mensagem do orientador Espiritual Dr. Arthur Neiva – Inauguração da Instituição (07.05.2011)

A inauguração do Irmã Scheilla deu-se numa reunião fechada, somente com a participação de sua Diretoria e Membros Honorários. As 10h00 da manhã do dia 07 de maio de 2011, na casa da Diretora Honorária Da. Rosa Cerutti Dionisi, nos reunimos para um Evangelho no Lar, como parte da abertura das atividades da nova Instituição Espírita. Dois fatos merecem registro para os anais desta nova Instituição de esperança. O primeiro refere-se à data de sua inauguração, definida para homenagear a anfitriã, na comemoração do seu aniversário de casamento, ocorrida há 57 anos (naquela época), com o Sr. Nicola Dionisi, desencarnado no dia 15/06/1990. Curiosamente, embora nada ocorra por acaso, neste Universo de Deus, a sede atual do Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla encontra-se na antiga residência do casal homenageado; na Rua Áustria, 57, na Vila Dionisi, no município de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo. É mister esclarecer também que a Espiritualidade não só concordou com a data, como também envidou os esforços para que isso se viabilizasse. Sem eles, certamente, não teríamos logrado realizar a inauguração naquele sábado. O segundo registro trata-se de que o Evangelho no Lar não pode ser realizado na sede da nova Instituição. Embora, tudo tenha sido planejado para ocorrer desta forma, no último minuto teve que ser transferida. A antiga residência, aonde eram realizados eventos festivos há alguns anos, realizaria sua última festa naquele mesmo dia, e, por isso, devido aos preparativos, uma vez que um casamento ocorreria as 12h00, o local não apresentava condições para um encontro deste tipo. O som estava sendo testado… Após a prece de abertura, fizemos o Evangelho. Abrimos ao acaso O Evangelho segundo o Espiritismo. E, em seguida à sua leitura e comentários de todos, demos por inaugurado o novo centro Espírita. Proferimos uma prece sentida, agradecendo a Deus pelo presente recebido, e nos abraçamos repletos de esperança, sonhos e planos.

Mensagem do orientador Espiritual Dr. Arthur Neiva – Noite da primeira reunião de cura espiritual (11.05.2011)

Quarta-feira, 11/05/2011. Era noite de gala, as cortinas estavam se abrindo, com todos os meus irmãos em festa e jubilo pelo início das atividades de cura espiritual; e mais, pela primeira reunião do novo centro Espírita, o Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla, carinhosamente chamado de Irmã Scheilla; nome este escolhido pelos nossos pacientes e amigos benfeitores espirituais. O recinto estava ainda em obras, passando por uma reforma, para melhor atender ao público querido. Inúmeros confrades e confreiras estavam até um pouco cansados, mas sem perderem seu entusiasmo contagiante; apesar de todo o trabalho de preparação do local, ocorrido naquela tarde, em que se misturara obra, pintura, limpeza, desencaixotamento, arranjo das cadeiras e mesas, etc. Um mínimo necessário, pois ainda faltava muita coisa, para que a noite, que se aproximava, desse certo! Titubeamos a princípio, e isso redundou em atraso; mas, o que poderia se esperar de nós, ainda tão imperfeitos… A reunião começou pontualmente as 20h00, como nos ensinou nosso querido mentor espiritual. Disciplina é sinônimo de evolução; e, mesmo que não o sejamos, por que não treinar desde já…? Tudo transcorreu bem. O ambiente, sustentado pela espiritualidade, bafejava equilíbrio e boas vibrações. Os mais sensíveis sentiam a vibração elevada daquela noite. Estávamos envolvidos pelos melhores eflúvios espirituais possíveis. Nossos benfeitores se esmeraram para que fôssemos acolhidos e protegidos, para aquele momento de júbilo. Ao caro leitor e querida leitora confesso que me encontrava, embora anestesiado, envolvido por um sentimento de não ter desempenhado a contento minha tarefa. É fato que chegáramos ao porto, contudo tinha a certeza de que não realizara minha pequena tarefa da forma como tinha me comprometido… Falhara, e muitas vezes; e, se não fosse a mão amiga dos nossos amigos do além, e mais especificamente do Dr. Arthur Neiva, talvez houvesse retardado esta festa… Mas, como sempre, a bondade Divina está acima de nossa pequenez. A inauguração ocorreria, e tudo ia muito bem. E mais, fomos brindados com uma psicografia, por meio das mãos do médium Edson Barbosa de Souza, que transcrevemos abaixo. “No dia 11 de maio próximo passado, tivemos neste templo de oração, de luz, a primeira reunião pública do Recanto Irmã Scheilla. Eram aproximadamente 20h30min quando fui surpreendido com uma grande quantidade de crianças vestidas de branco, tendo nas mãos pequenos pratinhos, que, a meu ver, entendi simbolizarem ‘alimente o próximo com o alimento que tiveres’. Confesso que fiquei muito emocionado. Logo, em seguida, uma tênue névoa amarelada se formou, como a tomar conta do recinto; e, de dentro desta névoa, mais parecida com uma fumaça colorida, eis que veio adentrando, no recinto, confrades de há muito ligados a nós outros. Dentre eles, o tio Oscar e a tia Rosa, ambos do Ismênia de Jesus; e, juntamente com estes, vieram até a mim o irmão Ibrahim Alves Lima, que me abraçou e chorou copiosamente, tocado pela emoção, e tendo ao seu lado nossas queridas irmãs Alayde e dona Eurides Passarelli Alves Lima. Pronunciaram palavras afáveis e de carinho ao médium, através de mim. Meus irmãos, tudo isso sob forte clamor de êxtase. Já estava me acostumando com a situação, para mim inusitada, mas alegre, quando ouvi um barulho ao longe. Mais parecia um trovão, com relâmpagos; porém, ainda distante. Sinto-me, agora, como numa embarcação pequena, num mar revolto. Estou à deriva; parece-me que a tempestade se aproxima, se aproxima. De repente, porém, o mar serena. As águas se acalmam. Uma brisa leve enche meus pulmões, enquanto o Sol brilha forte lá no horizonte. O calor agora é escaldante; mas, a brisa agradável continua, bafejando-me suavemente. Sou tomado por uma paz inexplicável. Vejo ao longe uma grande caravana. E, como num passe de mágica, vejo-me em local de remanso, cheio de verde e com grande aglutinação; pessoas e pessoas a falar. Eu sei onde estou, mas aquela caravana prossegue, aproxima-se, entre a névoa, e tendo à frente um coral celeste. Uma orquestra sideral, tocando hosanas celestiais. Com o som chegando mais perto, agucei meus ouvidos. O indescritível! Fechei os olhos, orei. A emoção tomava conta do meu espírito; a razão não mais era tão clara, como que sob o efeito de uma anestesia espiritual. Fiquei imóvel. Sabe por quê? O som da orquestra aumentou o volume e percebi que a Canção de Scheilla estava sendo tocada, com todos seus acordes, acompanhada por um coral. Sou tomado pela emoção e choro. Choro muito, pois não mereço tal presente… Neste instante, o recinto ficou todo iluminado com a cor branca e azulada. Quase sem conseguir, abro os olhos; eis que elevo meu olhar e vejo a querida e amiga orientadora descendo até nós sob um manto de pétalas de rosas cintilantes. Scheilla, com seu olhar azul e fulminante; duas pérolas a fuzilar-me a alma. Com seu olhar sereno e penetrante, tal joia cintilante, transmitiu a mim mentalmente: ‘Eu te amo, por que tu amas os mais desvalidos’. Voltei a me emocionar e então de novo falei: ‘Obrigado, obrigado, querida irmã’. Não nos abandone em nossos labores. Ela então respondeu! ‘Sempre que de mim necessitares, e para o próximo me chamares em nome de Jesus, estarei junto de ti, querido amigo’. Scheilla estava ladeada por Cairbar Schutel e Bezerra de Menezes. Abaixei o olhar, em sinal de reverência, perante Espíritos quase na condição de anjos. Volto a olhar, mas não mais vejo a senhora; só vejo luz. Tocado ainda da emoção, suspirei fundo e a Jesus pedi: ‘o que fiz para receber tal presente?’ Eis que aquele Anjo de Paz, Cairbar, com bondade no olhar, com voz serena, disse a mim: ‘Filho e irmão, levante os olhos e abrace-me’; o que obedeci imediatamente. Então, prosseguindo, disse: ‘Hoje aqui viemos por carinho e bondade do Pai. Querido professor e irmão, a você conheço muito bem; a honra é nossa por estarmos aqui nesta noite memorável. A gratidão é nossa’. Continuei chorando, chorando. Foi quando Bezerra, tomando da palavra, com sua voz rouca e cheia de ternura, que transmite bondade pura, disse a mim: ‘Seu choro é belo, pois simboliza o pensar no próximo. Oremos a Jesus e não esqueça que o trabalho começa pelo menor, pois grande é, e será sempre, aquele que estender a mão ao próximo que precisa de teu concurso. Deus te abençoe’. Refeito da graça e superando, ou melhor, suplantando a emoção, eis que vejo, atrás destas duas visitas, e que vieram nos abrilhantar esta memorável noite, conhecidos e companheiros de proximidade, os baluartes Espíritos de Camille Flammarion e Léon Denis. Agora, já com todos neste recinto, a comitiva fluidificou a água. Nesse mesmo momento, pétalas de rosas caíram sobre todos os encarnados presentes. E, à medida que estas caiam sob todos, ao tocá-los, dissolviam-se, deixando um brilho azulado. Querida instrutora e amiga de outros tempos. Como a reviver uma epopeia, com sua presença iniciamos o Evangelho; o culto do Evangelho no Lar de Scheilla. Scheilla é amor, caridade; a dedicar toda a sua bondade em prol do próximo… A comitiva sai, deixando ao fundo hosanas de amor. E é com grande alegria que compartilho, com vocês, estas pequenas notas, meus irmãos aqui presentes; pois, tendo sido tudo arquitetado no alto, é chegado o início de um novo ciclo! Estiveram, também, a nos abraçar, o Irmão Mario Sortino e nosso querido irmão Fernando Louzada, que ao final me disse que está muito feliz com as lições de sua obra [Conheça o Espiritismo] 129 anunciadas todas as semanas [na Rádio Mundial]. Foi com êxtase, e alegrias mil, que demos por iniciada as atividades do Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla. Reunião esta que transcorreu em clima de muita paz, e proteção de Deus. Ao terminar a reunião, o irmão Waldir Redondo dedilhou a Canção de Scheilla. Confesso que continuei em lágrimas. Abrindo-se, deste recinto, uma longa ponte de luz, enquanto a orquestra sideral encerrava este momento único com a música “Jesus para os homens”, juntamente com nossos visitantes queridos, através da volitação, rumamos em direção ao céu infinito… Desculpe-me por falar demais; pois, estou feliz em poder dividir com todos vocês, porque sei que não sou merecedor de tais elogios. Sabedor da minha condição, quiçá um dia merecerei tal virtude. Que a paz e a sabedoria, a abnegação e o trabalho, o coleguismo e o não julgamento, ampare este recinto; o Recanto da Irmã Scheilla. Tendo sempre luz a brilhar o coração de todos, glória ao Pai pela oportunidade recebida. Diante de todos os meus queridos confrades, só tenho que agradecer a todos pelo carinho e pela alegria em tê-los como irmãos. Do irmão em Cristo, Dr. Arthur Neiva

_________________________________________________________________

“Adiar é o mesmo que desistir. Tudo se rende ao trabalho” (Espírito Dr. Arthur Neiva; mensagem recebida, por psicografia mecânica, através do médium Edson Barbosa de Souza, no dia 06 de julho de 2011) ___________________________________________________________________________________________________

— HORÁRIO DE ATENDIMENTO —

Rua Áustria, 57 (Jardim Alvorada), em Ribeirão Pires (SP) (ao lado do Hospital São Lucas), cep: 09402-080

Telefones: (11) 4823-4707 ou (11) 4268-0445 . Caixa Postal 17 – cep: 09400-970 – Ribeirão Pires (SP)  Facebook: Recanto De Luz Irmã Scheilla – Site: www.irmascheilla.org.br

CONSULTE NOSSA AGENDA PARA REUNIÃO DE CURA E CIRURGIA ESPIRITUAL.

Adote conosco esta bandeira: “Fora da caridade não há salvação”